domingo, 17 de outubro de 2010

Aula 13: Ainda Vetorizando

E na aula 13 (13/10/2010), continuamos a manipular o Illustrator para explorar a vetorização de imagens. Dando um "pulo de gato" no processo, descobrimos a função LIVE TRACE (Object > Live Trace > Trace Option) que separa por cores uma imagem, facilitando bastante o trabalho de vetorização. O desenho trabalho foi o Bart abaixo:


Para realizarmos todo o processo o passo a passo é: Object > Live Trace > Tracing Options
Dentro da caixa que abrir temos as opções: Mode (Black and White / Grayscale / Color) que define com qual padrão de cores a arte vai ficar.

Selecionando Color abre-se a opção Max Colors. Nela, seleciona-se o número de cores que serão "identificadas" na hora da criação das linhas vetoriais. Quanto maior o número, mais, mais "detalhes" terá o desenho vetorizado.

Já na opção Blur, podemos suavizar os contornos, evitando assim o efeito chamado de "serrilhado". Escolhas feitas, clique em trace para aplica-las na imagem.(Dica: não altere demais os valores do que aparecer na imagem do Bart. Essencialmente, basta selecionar Color em Mode) .

Depois disso, vá novamente em Object > Live Trace > Expand. A imagem ficará toda vetorizada. Para manipular partes isoladas, clique com o botão direito do mouse em Ungroup. A partir daí, é a sua criatividade quem vai mandar na parada! Um exemplo bem simples do que dá pra fazer:



Na mesma aula, começamos o Desafio da Abelha. Seguindo o passo a passo com a Andressa em sala de aula, vamos aplicar vários conhecimentos já visto ao longo das 13 aulas (!!!) para criar o desenho de uma abelha e depois bolarmos uma logomarca e um slogan.

Até onde fizemos, paramos no ponto do desenho abaixo:



Na Aula 14, finalizaremos o trabalho. Posteriormente, publico um passo a passo de como fazer o desenho (com prints de cada passo).

O que aprendemos: O uso da ferramenta Live Trace, que facilita bastante um trabalho de vetorização. Na elaboração do desenho da abelha, empregamos o uso de diversas conceitos aprendidos no decorrer de todas as aulas.

Foram eles: Uso da Direct Selection Tool (A) para manipular uma forma simples (uma elipse, que serviu de base para o corpo da abelha); Gradient (CTRL + F9) e manipulação do mesmo (Type: Radial e "G" para deixá-lo como quiseremos); Smoth Tool (que fica no submenu Pencil / Lápis); Duplicar uma forma pelo atalho ALT + mouse com o botoão esquerdo pressionado; Pathfinder (Shift + Ctrl + F9).

Além disso, empregamos algumas técnicas inéditas para fazer detalhes como o uso do BLUR (Effects > Blur > Gaussian Blur) e DISTORT & TRANSFORM (Effects > Distort & Transform > Roughen). Posteriormente, vamos ver ambos com mais detalhes.

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